Página inicial > Últimas Notícias > Internacionalização da pesquisa amplia potencialidades de parcerias no exterior
ASSESSORIA INTERNACIONAL

Internacionalização da pesquisa amplia potencialidades de parcerias no exterior

Publicado: Sexta, 05 de Julho de 2024, 15h00 | Última atualização em Terça, 09 de Julho de 2024, 10h46

Iniciativa eleva a qualidade das pesquisas realizadas no IF Goiano e cria redes globais de cooperação entre o Brasil e o mundo.

Entendendo que a colaboração internacional em pesquisa é vital para o avanço científico e tecnológico, o Instituto Federal Goiano tem centrado seus esforços em garantir possibilidades que permitam que os pesquisadores acessem um espectro mais amplo de conhecimento, colaborando com cientistas do mundo, expandindo seus horizontes e abrindo novas perspectivas para resolução de problemas.

Atualmente, o IF Goiano mantém acordos de cooperação com universidades no mundo todo, que possibilitam, além do intercâmbio de alunos e docentes, a promoção de parcerias em projetos e pesquisas científicas e tecnológicas. A instituição também realiza um trabalho de identificação e divulgação de oportunidades – cursos, bolsas, obtenção de recursos financeiros, entre outros – oferecidas por instituições nacionais, estrangeiras ou multilaterais.

Durante o mês de junho, o IF Goiano enviou os pesquisadores, Matias Noll e Woska Pires, em missão internacional na Europa. A viagem possibilitou o estabelecimento de diversos contatos com pesquisadores de vários países, resultando em possibilidades de cooperações internacionais. Uma delas foi com a Universidade de Granada, de onde a Instituição pode vislumbrar perspectivas de intercâmbios de estudantes de vários níveis, doutoramento sanduíche com possibilidade de bolsas, estágio pós-doutoral, mobilidade de pesquisadores para estadias de curta e média duração, condução de pesquisas colaborativas e participação em bancas internacionais. Além da visita à Universidade de Granada, foram apresentados os resultados de suas pesquisas em eventos internacionais na Polônia e na França, além de visitas à Universidade de Valência.

Para a coordenadora da Assessoria Internacional do IF Goiano, Lídia Morais, intercâmbios como esses promovem projetos de pesquisa mais robustos, inovadores e com maior impacto global. Além disso, a coautoria de publicações científicas com pesquisadores internacionais aumenta a visibilidade e o prestígio das pesquisas realizadas. "A experiência de internacionalização envolvendo pesquisadores do IF Goiano que já possuem know-how em relação às possibilidades de construção de redes de cooperação e internacionalização amplia as potencialidades das parcerias internacionais", destaca Lídia.

Diretoria de Comunicação Social, editada com atualizaçao de informações

registrado em: