Página inicial > Últimas Notícias > Programa seleciona estudantes para intercâmbio nos EUA

Programa seleciona estudantes para intercâmbio nos EUA

Publicado: Quarta, 07 de Agosto de 2024, 16h31 | Última atualização em Quinta, 08 de Agosto de 2024, 10h53

Seleção é direcionada à discentes do ensino Médio. Viagem será realizada entre janeiro e fevereiro de 2025. Interessados devem se inscrever até 3 de setembro, pela internet.

Estão abertas as inscrições para a edição de 2025 do Programa Jovens Embaixadores (JE), que visa selecionar estudantes de ensino Médio, da rede pública do Brasil, para intercâmbio de curta duração nos Estados Unidos. Interessados devem se inscrever até 3 de setembro, pela internet.

O público-alvo do programa são jovens com espírito empreendedor que, por meio de iniciativas e ações criativas e inovadoras, sejam elas pequenas ou grandes, geram benefícios e ajudam a promover o bem-estar social. Assim, em consonância com a COP 30 (30a Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas), para a edição de 2025, serão selecionados 30 jovens que estejam engajados(as) em ações de impacto social voltadas para o combate às mudanças climáticas.

São alguns pré-requisitos para inscrição no Programa: ser brasileiro de escola pública do ensino Médio; ter entre 15 e 18 anos; ter boa fluência oral e escrita no inglês; estar envolvido em alguma iniciativa de impacto social; nunca ter viajado para os Estados Unidos; e ter um alto desempenho na escola. Todas as informações necessárias e mais informações estão descritas no Edital que pode ser visto no link abaixo.

A viagem será realizada entre janeiro e fevereiro de 2025, para Washington D.C. e em outra cidade a ser definida, e terá a duração de 15 dias. O Programa cobre os custos referentes às passagens aéreas domésticas internacionais de ida e volta aos EUA, orientação pré-partida no Brasil, Hospedagem e alimentação no Brasil e nos Estados Unidos durante a implementação do programa, solicitação de visto de entrada nos Estados Unidos, seguro saúde com cobertura durante o período do programa e deslocamentos terrestres relacionados ao programa.

Bianca Cornélio fala sobre sua experiência durante o Programa Jovens Embaixadores

Como ex Jovem Embaixadora, experiência vivida em 2022, a estudante da Universidade Federal de Goiás (UFG) Bianca Cornélio destacou o Programa como uma oportunidade única e muito importante para seu crescimento pessoal. Em seu relato, Bianca enfatizou a importância dos professores e coordenadores apoiarem e incentivarem seus alunos, direcionando-os para oportunidades como esta. “Muitos deles acham que não são capazes ou que não estão prontos”, afirma a estudante depois de contar que também não se achava preparada para participar de seleções desse porte.

A estudante contou que, inicialmente, teve medo de se inscrever e só decidiu participar do Programa no ano seguinte ao que ficou sabendo. Destaca que o intercâmbio foi a primeira oportunidade em que ela pode treinar o seu inglês e atualmente fala fluentemente. Como mensagem, Bianca pede aos estudantes que acreditem em si e se candidatem a oportunidades como essa. “E se não passarem, tentem um segunda ou terceira vez, pois conheci uma pessoa que se candidatou três vezes e foi isso, tá ótimo!”, finaliza.

Evento – O depoimento da ex Jovem Embaixadora foi realizado durante evento de imersão linguístico-acadêmico-cultural realizado na manhã desta quarta-feira, 7, no auditório da Reitoria, em parceria com o comitê internacional Partners of the Americas e o escritório EducationUSA Goiânia. O evento contou com palestra ministrada pelo professor Brian MacHarg, da Appalachian State University, que falou sobre engajamento cívico.

Clique e leia o edital

Acesse a página do Programa JE