Página inicial > Últimas Notícias > Estudantes do IF Goiano desembarcam na Colômbia para intercâmbio
Internacionalização

Estudantes do IF Goiano desembarcam na Colômbia para intercâmbio

Publicado: Segunda, 19 de Agosto de 2024, 16h31 | Última atualização em Terça, 20 de Agosto de 2024, 21h45

Alunas foram aprovadas em chamada interna e ação faz parte de série de parcerias desenvolvidas com instituições do país sul-americano.

Amanda (esquerda) e Manuella (direita) querem aprimorar língua e fazer novos contatos. Fotos: acervo pessoal.

As estudantes das Engenharias Amanda Caroline Marques Tavares, do Campus Trindade, e Manuella Oliveira Freitas, do Campus Rio Verde, estão em mobilidade internacional na Colômbia. Elas foram selecionadas por meio da Chamada Interna 02/2024 realizada pela Unidade de Assuntos Internacionais do IF Goiano.

Ambas acabam de chegar ao país para cursar componentes dos respectivos cursos na Universidad Simón Bolivar (Unisimón), em Cúcuta, onde ficam até dezembro deste ano. Na bagagem elas levam expectativas semelhantes com o intercâmbio. “Quero aprimorar habilidades linguísticas e cultuais, enriquecer meu currículo e fazer novas redes de contato”, deseja Amanda, que cursa Engenharia Civil. “Será uma experiência nova e única na minha vida”, complementa Manuella, estudante de Engenharia Ambiental.

Como contrapartida à ida das alunas, a Unisimón selecionou dois estudantes das Engenharias para mobilidade acadêmica no Campus Trindade: Juan Esteban Pedraza Quintero e Jeferson Daniel Llane Suarez. Eles ficam no Brasil pelo mesmo período das estudantes do IF Goiiano.

Parcerias – Desde o início deste ano, o Instituto tem desenvolvido ações de internacionalização com instituições colombianas. No mês de março, recebeu o cônsul do Brasil na Colômbia, Jorge Alberto Zuluaga Villegas. Já no início de setembro, está prevista a visita de uma comitiva do IF Goiano para missão técnico-acadêmico diplomática no país sul-americano.

A agenda institucional e diplomática será realizada em Bogotá, Bucaramanga e Cúcuta, com visitas, palestras, compartilhamento de informações, apresentações, congressos e sessões diplomáticas em diversas instituições tais como Instituto Sena, Unisimón, Universidad Francisco de Paula Santander (UFPS), Universidad de Pamplona (Unipamplona) e o instituto de Engenharia Ises.

EUA – Além da Colômbia, o IF Goiano também tem estudante em mobilidade nos Estados Unidos. Jéssica Lauanda Stirle engenheira agrônoma com mestrado em Ciências Agrárias pelo IF Goiano, foi aprovada com bolsa de doutorado sanduíche em edital da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior  (Capes). Ela  está na Universidade de Nebraska (University of Nebrawska-Lincoln) desde junho deste ano e retorna ao Brasil ao final de sua mobilidade, que se encerra no dia 30 de novembro.

Saiba mais:

IF Goiano recebe cônsul colombiano e celebra acordo de cooperação

Diretoria de Comunicação Social

registrado em: