Página inicial > Últimas Notícias > Começam os jogos da etapa IF Goiano
JIF 2024

Começam os jogos da etapa IF Goiano

Publicado: Segunda, 19 de Agosto de 2024, 22h08 | Última atualização em Quarta, 21 de Agosto de 2024, 12h35

Cerimônia de abertura foi realizada na tarde desta segunda-feira, 19, no ginásio do Campus Trindade. Primeiro dia de competições foi marcado por disputas de voleibol, futsal e futebol society.

Com o tema "Competir com respeito é a verdadeira vitória", começaram, nesta segunda-feira, 19, as competições dos Jogos dos Institutos Federais (JIF) 2024 - etapa IF Goiano. O primeiro dia de disputas foi marcado pela realização da cerimônia de abertura e pelas primeiras partidas de voleibol, futsal e futebol society.

A solenidade reuniu representantes das 10 delegações que participarão do evento, professores, estudantes, servidores e gestores do IF Goiano e personalidades políticas. O tom da cerimônia foi dado pelo tema do evento e os discursos foram proferidos no sentido de promover o respeito entre as equipes e a união durante a competição. Em sua fala, o reitor do IF Goiano, Elias Monteiro, considerou a importância de se competir e, inclusive, vencer, mas destacou que o que prevalece é a solidariedade.  De acordo com o reitor, cada atleta representa não só  a sua equipe, como também o espírito da Instituição.

Para o diretor de Assuntos Estudantis da Instituição e presidente da Comissão Organizadora do evento, o JIF 2024 - etapa IF Goiano, Fabiano Arantes, o esporte ensina a lidar com vitórias e derrotas, a superar desafios e trabalhar em equipe. Acredita que ele seja uma ferramenta poderosa para combater qualquer tipo de discriminação e para promover o respeito. "Vamos fazer deste evento um exemplo de como o esporte pode ser uma força transformadora na construção de uma sociedade melhor e mais respeitosa para todos", afirmou. Além de destacar a disciplina, o espírito esportivo e o jogo limpo, o diretor-geral com Campus Trindade, Julio Cezar Garcia, agradeceu aos organizadores do evento, que aceitaram o desafio de promover os jogos mesmo em um momento de instabilidade financeira.

Já o coordenador técnico da Comissão Organizadora, Iuri Ribeiro, ressaltou a evolução e boas condições da estrutura física oferecida para a realização desta edição dos jogos. O professor relembrou que em 2016, quando o Campus Trindade também foi sede dos jogos, a unidade ainda não contava com o ginásio e quadra de futebol society que tem hoje. A deputada federal, Flávia Morais, falou sobre a importância de se investir na educação, principalmente, por meio dos Institutos Federais, e no esporte. A parlamentar também destacou a força das mulheres em competições, com base nas conquistas femininas das últimas Olimpíadas.

Partidas - Logo após a cerimônia, no Campus Trindade, teve início a primeira disputa dos JIF 2024 - etapa IF Goiano: as atletas de voleibol do Campus Posse enfrentaram as donas da casa. Nesta modalidade também aconteceram as partidas entre Ipameri x Iporá e Urutaí x Campos Belos, no feminino, e Catalaõ x Ipameri, Campos Belos x Morrinhos e Urutaí x Trindade, no masculino. Fora do ginásio, rolaram as competições de futebol society entre Urutaí x Ipameri e Posse x Trindade.

Além dos jogos na unidade, as disputas estão acontecendo entre outros dois locais na cidade. No ginásio Armando Grecco, foram realizadas as partidas de futsal masculino entre Ceres x Catalão, Urutaí x Iporá, Morrinhos x Posse e Hidrolândia x Trindade. Já as disputas da mesma modalidade no feminino, entre Posse x Hidrolândia e Iporá x Ceres aconteceram na escola estadual Padre Pelágio. Os resultados dos jogos e demais informações serão divulgados em boletins diários que podem ser conferidos na página do evento no portal do IF Goiano (veja link abaixo) e também no perfil dos JIF 2024 - etapa IF Goiano no instagram (@jif.ifgoiano). Os boletins estão ficados nos destaques do perfil.

Para esta edição, a expectativa é reunir cerca de 500 competidores de 10 campi do IF Goiano: Campus Avançado de Catalão; Campus Campos Belos; Campus Ceres; Campus Hidrolândia; Campus Ipameri, Campus Iporá; Campus Morrinhos; Campus Posse; Campus Trindade; e Campus Urutaí. Além dos locais citados anteriormente, as competições acontecerão também pista de Atletismo da UFG entre os dias 19 e 23 de agosto.

Clique e veja os boletins

Diretoria de Comunicação Social

registrado em: