Página inicial > Últimas Notícias > Xadrez já tem medalhas de ouro
JIF 2024

Xadrez já tem medalhas de ouro

Publicado: Quarta, 21 de Agosto de 2024, 20h11 | Última atualização em Sexta, 23 de Agosto de 2024, 11h09

Campus Urutaí garante o primeiro lugar no masculino e  Campus Posse no feminino. Competições avançam para as etapas finais.

Fim de jogo para uns e ainda mais competitividade para outros. Este é o clima do JIF 2024 – etapa IF Goiano, que chega ao seu terceiro dia de competições finalizando as etapas classificatórias para algumas modalidades e acirrando ainda mais para outras que estão sendo disputadas em pontos corridos.

Mas para os atletas de Xadrez dos campi Urutaí e Posse os próximos dias de jogos serão mais tranquilos, pois para essas delegações medalhas de ouro já estão garantidas. O Campus Urutaí conquistou o primeiro lugar no masculino, tanto no individual, com Natanael Marques Gouveia, quanto por equipes, enquanto Posse chegou ao topo da classificação no feminino, também no individual, com Kallayny Guimarães, e por equipes.

“Participar do JIF é uma experiência única, que envolve diversão e competitividade, e poder representar meu Campus e ainda levar uma medalha de ouro, é completamente significante para mim”, comenta Natanael, que aproveitou a quarta-feira, 21, com a tranquilidade de um campeão. O atleta é estudante do terceiro ano do curso técnico em Informática para Internet integrado ao Ensino Médio e participa dos jogos pela segunda vez.

Sua preparação para garantir o ouro foi motivada a partir do seu desempenho na edição do ano passado. Natanael era o favorito, por possuir a maior rating (pontuação que mede a força do jogador), mas sentiu a pressão nas duas últimas partidas e acabou terminando em 5º lugar. “Foi uma experiência bem revoltante por ter a expectativa do 1° lugar e no final, simplesmente acabar fora da próxima fase”, lembra.

O estudante, que depois desse resultado chegou a deixar de jogar xadrez por um tempo, resolveu aproveitar a oportunidade de participar da edição dos Jogos em 2024 para se dedicar ainda mais. Sua preparação envolveu não só a participação em diversos torneios, já que o JIF 2023 tinha sido sua primeira competição na modalidade, quanto reconhecer que deveria se fortalecer também psicologicamente. “Voltei bem mais experiente e preparado, e novamente eu era o favorito, o maior rating, só que dessa vez fiz jus ao favoritismo, ganhando todas as partidas e conseguindo assim a 1° colocação”, vibra.

Competições - Na quarta-feira, 21, foram realizadas as últimas partidas de classificação para o vôlei masculino e feminino e futsal masculino e, também, os jogos de basquete masculino, futsal feminino e futebol society, que estão sendo disputados em pontos corridos. Aconteceram também as disputas de tênis de mesa.

As provas de Atletismo serão realizadas na quinta-feira, 22, a partir das 14 horas, na pista da Universidade Federal de Goiás (UFG), em Goiânia. O evento encerra na sexta-feira, 23.

Diretoria de Comunicação Social

registrado em: