Página inicial > Últimas Notícias > Realizada aula inaugural dos cursos de Aperfeiçoamento em Educação Inclusiva
EaD

Realizada aula inaugural dos cursos de Aperfeiçoamento em Educação Inclusiva

Publicado: Quinta, 29 de Agosto de 2024, 09h41 | Última atualização em Sexta, 30 de Agosto de 2024, 12h57

Aula marca início das atividades no Moodle. Oferta é um marco importante para a Instituição no que diz respeito à consolidação da formação de professores e gestores na área.

Com o tema "Construindo comunidades escolares Inclusivas: caminhos para a Transformação educacional", o Instituto Federal Goiano (IF Goiano) realizou a aula inaugural dos Cursos de Aperfeiçoamento de Educação Inclusiva da Instituição, ofertados na modalidade de Educação à Distância (EaD). O evento foi promovido na noite da quarta-feira, 28, de forma on-line, no canal do IF Goiano no Youtube.

A aula reuniu os estudantes dos cursos “"Estudos da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva para Professores" e "Gestão Escolar Democrática para Escolas Inclusivas" e contou com a mesa de diálogos composta pelos professores Thelma Maria de Moura Bérgamo, Calixto Júnior, Thiago Qualhato, que falaram sobre experiências de inclusão e outros discussões sobre o tema. Também participaram do momento os coordenadores dos cursos, Ricardo Diógenes e Laís Santos, a Diretora do Centro de Referência em Ensino e Formação em Rede do IF Goiano (Cerfor), Joseany Cruz, e representantes da Secretaria de Educação do Estado de Goiás.

As aulas estão sendo gravadas no Centro de Referência em Ensino e Formação em Rede do IF Goiano (Cerfor). De acordo com a Coordenação do curso, esta oferta é um marco importante para a Instituição no que diz respeito à consolidação da formação de professores e gestores capazes de promover uma educação inclusiva nas escolas, não somente do estado de Goiás, mas de todo o Brasil. Os cursos totalizam 2.333 alunos inscritos.

O curso "Estudos da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva" possui carga horária de 150 horas, dividas em 120 horas realizadas em EAD e 30 horas híbridas, com 4 encontros presenciais no IF Goiano - Campus Morrinhos. Haverá transmissão on-line para os cursistas que não tiverem a possibilidade de participar do processo formativo de modo presencial.

Já "Gestão escolar democrática para escolas inclusivas" é um curso de aperfeiçoamento, também com ofertado com 3 módulos, mas disponibilizado totalmente na modalidade EAD, contando com a carga horária de 180 horas.

O acesso à plataforma Moddle está liberado aos alunos após a realização do evento. Para aqueles estudantes que enviaram os dados no dia do evento, as matrículas serão realizadas na quinta-feira, 29, sendo o acesso liberado anteriormente. Dúvidas sobre os cursos podem ser enviadas para os e-mails: gestores.renafor@ifgoiano.edu.br ou professores.renafor@ifgoiano.edu.br .

Diretoria de Comunicação Social

registrado em: