Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Página inicial > Últimas Notícias > IF Goiano amplia parcerias com universidades colombianas
Início do conteúdo da página
INTERNACIONALIZAÇÃO

IF Goiano amplia parcerias com universidades colombianas

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Sexta, 06 de Setembro de 2024, 13h47 | Última atualização em Terça, 10 de Setembro de 2024, 20h18

Instituição fortalece cooperação acadêmica, científica e tecnológica com a Colômbia, buscando ampliar intercâmbios, além de desenvolver projetos em áreas como energias renováveis, agricultura sustentável e inovação.

 

Comitiva do IF Goiano em reunião na Universidade Industrial de Santander, em Bucaramanga, na Colômbia. 

 

Uma comitiva do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) está na Colômbia com o objetivo de estreitar os laços com universidades parceiras e explorar novas oportunidades de cooperação acadêmica e científica. Durante a visita, os representantes do IF Goiano estão participando de reuniões com pesquisadores e gestores acadêmicos, buscando fortalecer intercâmbios de estudantes e professores, além de discutir projetos conjuntos em áreas estratégicas, como energias renováveis, agricultura sustentável e inovação tecnológica. A missão também visa expandir a mobilidade acadêmica e o desenvolvimento de soluções conjuntas para desafios regionais, com foco na sustentabilidade e na inovação.

A comitiva é formada pelo reitor do IF Goiano e presidente do CONIF, Elias de Pádua Monteiro, o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Alan Costa e a coordenadora da Assessoria Internacional, Lídia Morais. A agenda institucional e diplomática está sendo realizada em Bogotá, Bucaramanga e Cúcuta, com visitas, palestras, compartilhamento de informações, apresentações, congressos e sessões diplomáticas em diversas instituições tais como Instituto Sena, Universidade Simón Bolívar (Unisimón), Universidade Industrial de Santander (UIS), Universidade de Pamplona (Unipamplona) e o Instituto de Engenharia Ises. O objetivo com a visita à Colômbia, segundo a coordenadora de Assessoria Internacional, é compartilhar conhecimentos e experiências e também desenvolver soluções conjuntas para desafios comuns entre os países latinos. "Essa aproximação reforça nosso compromisso em oferecer uma educação de excelência, internacionalizada e voltada para a inovação", informa Lídia.

Uma das universidades parceiras visitadas é a Universidade Industrial de Santander (UIS), em Bucaramanga, onde há oportunidades para expandir projetos e fortalecer a cooperação acadêmica. O reitor Elias ressaltou a importância do intercâmbio entre as duas instituições. “Já temos um acordo de cooperação firmado com a UIS. Nosso objetivo com esta visita é promover a troca de conhecimentos entre os pesquisadores daqui e do IF Goiano. Temos muito interesse em colaborar com a Colômbia em projetos de pesquisa, principalmente nas áreas de energias renováveis, agricultura familiar e sustentabilidade. Estamos explorando formas de formalizar essas alianças para beneficiar tanto pesquisadores quanto estudantes de ambas as instituições", destaca. Elias também pontuou que as parcerias com a Colômbia acabam por fortalecer toda a rede federal e dialogam com as políticas de internacionalização do CONIF. 

O pró-reitor Alan Costa reforçou a relevância do fortalecimento das parcerias entre as instituições. “Acreditamos que essa cooperação pode gerar soluções para problemas locais tanto no Brasil quanto na Colômbia, sempre com uma perspectiva global". Ele lembrou que ambos os países possuem um clima tropical, o que traz desafios específicos para a produção de alimentos. "Estamos buscando compartilhar tecnologias inovadoras nas áreas de bioinsumos e agricultura de precisão, visando aumentar a sustentabilidade da produção agrícola. Nosso foco é reduzir o uso de pesticidas e fertilizantes químicos, substituindo-os por microorganismos que desempenhem funções essenciais como controle biológico de pragas e doenças, e melhoria da disponibilidade de nutrientes no solo", relata o pró-reitor.

 

Conexão Estudantil Brasil-Colômbia

As estudantes das Engenharias Amanda Caroline Marques Tavares, do Campus Trindade, e Manuella Oliveira Freitas, do Campus Rio Verde, estão em mobilidade internacional na Colômbia para cursar componentes dos respectivos cursos na Universidade Simón Bolivar (Unisimón), em Cúcuta, onde ficam até dezembro deste ano. Elas foram selecionadas por meio da Chamada Interna 02/2024 realizada pela Unidade de Assuntos Internacionais do IF Goiano. A Comitiva do IF Goiano esteve com elas nesta semana e, na oportunidade, conversaram sobre essa experiência. Para Manuella, o intercâmbio tem sido uma experiência enriquecedora, de muito aprendizado, ampliando sua visão de mundo. Amanda também ressaltou a importância de estar aprimorando suas habilidades linguísticas e estar imersa em uma cultura diferente. Ambas destacaram o significativo crescimento pessoal e acadêmico proporcionado pelo intercâmbio. 

Como contrapartida à ida das alunas, a Unisimón selecionou dois estudantes das Engenharias para mobilidade acadêmica no Campus Trindade: Juan Esteban Pedraza Quintero e Jeferson Daniel Llane Suarez. Eles ficam no Brasil pelo mesmo período das estudantes do IF Goiano.

 

Manuella e Amanda, alunas do IF Goiano em intercâmbio na Colômbia, ao lado da coordenadora de Assessoria Internacional, Lídia Morais e o reitor Elias Monteiro. 

 

Diretoria de Comunicação Social - com informações da Diretoria de Comunicação da Universidade Industrial de Santander (Bucaramanga/Colômbia)

registrado em:
Fim do conteúdo da página