Página inicial > Últimas Notícias > Fapeg lança edital de apoio a Centros de Pesquisa Emergentes em Goiás
Fomento

Fapeg lança edital de apoio a Centros de Pesquisa Emergentes em Goiás

Publicado: Quarta, 09 de Outubro de 2024, 10h36 | Última atualização em Sexta, 11 de Outubro de 2024, 15h44

Chamada Pública mapeia potencial de excelência em instituições de ensino superior do estado. Inscrições vão até 14 de novembro. Fundação fará uma roda de conversa para falar sobre o certame.

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) lança Chamada Pública visando identificar e habilitar Centros de Pesquisa Emergentes (CEPEMs) nas Instituições de Ensino Superior (IES) do estado. O objetivo é fortalecer a capacidade técnico-científica desses centros e elevar seus níveis de excelência em curto e médio prazos, impactando áreas estratégicas para Goiás. Interessados podem se inscrever até 14 de novembro. Para falar sobre o edital, a Fundação realizará uma roda de conversa online, na segunda-feira, 14.

O edital é aberto a instituições públicas, privadas sem fins lucrativos e comunitárias sediadas em Goiás. A iniciativa visa mapear esses centros para fomentar a cooperação intra e interinstitucional, ampliando a competitividade dos grupos de pesquisa goianos no cenário nacional e internacional. Segundo Cláudio Leles, diretor Científico e de Inovação da Fapeg, “essa chamada é uma oportunidade para consolidar os centros e fortalecer sua participação em projetos de captação de recursos e viabilização econômica a médio e longo prazos”.

Leles enfatiza que o edital não prevê apoio financeiro imediato, mas busca ser um instrumento de prospecção e mapeamento dos CEPEMs vinculados às IES de Goiás. “O resultado fornecerá subsídios para futuras ações de fomento que possam acelerar e consolidar os centros selecionados”, explica. As propostas devem ser submetidas na Plataforma Sparkx-FAPEG até às 17 horas do dia 21 de outubro de 2024.

O processo de seleção será realizado em duas etapas: a primeira, conduzida pelas IES, envolve a seleção de pré-propostas; na segunda, as propostas selecionadas serão enviadas à Fapeg pelos coordenadores dos respectivos CEPEMs. No total, serão selecionados 50 projetos, com oito posições reservadas para cadastro de reserva.

Entre os critérios de avaliação estão a relevância do centro para o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação em Goiás e no Brasil, a exequibilidade das metas para a consolidação do centro, a qualificação da equipe, a infraestrutura disponível, o histórico de produção científica e de captação de recursos.

Clique e veja o edital

Participe da Roda de Conversa - 14/10

Fonte: Fapeg, com acréscimo de informações

registrado em: