Página inicial > Últimas Notícias > Impactos da Educação Profissional e Tecnológica na sociedade é tema de abertura do evento
Workshop

Publicado: Sexta, 11 de Outubro de 2024, 10h43 | Última atualização em Segunda, 14 de Outubro de 2024, 16h47

Cerimônia foi realizada na quinta-feira, 10, no Campus Iporá e contou com a apresentação do secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC. Atividades do workshop seguem nesta sexta-feira, 11.

Com o objetivo aprofundar conhecimentos e promover diálogos sobre temas atuais e relevantes nas áreas de Administração e Gestão de Pessoas o Instituto Federal Goiano (IF Goiano) realiza a terceira edição do Workshop de Administração e Gestão de Pessoas da Instituição. A abertura foi promovida na quinta feira, 10, e contou com a palestra do secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Marcelo Bragagnoli, que falou sobre "Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica e suas ações com a sociedade".

O palestrante destacou como a inovação e o desenvolvimento de estratégias arrojadas são importantes para manutenção da qualidade e aprimoramento do Ensino Técnico e da Rede EPT. Dentre as ações previstas, está a implementação da Avaliação Nacional dos Cursos Técnicos, que já está em curso, e a criação de um observatório que conterá dados da inserção dos egressos da Rede Federal no mundo do trabalho, além de ações de inovação e verticalização.

Marcelo falou também sobre os princípios da administração pública. Além de citar de forma breve cada um deles, ressaltou o fato de que essas características devem ser respeitadas para além dos desejos da gestão, pois se tratam de legislação e não de valores passíveis de interpretação. E salientou também o princípio da governança e a sua relação com a gestão, bem como características como a inteligência emocional e empatia são importantes para a garantia de entregas de qualidade.

A cerimônia de abertura contou com a presença do reitor do IF Goiano, Elias de Pádua Monteiro, o pró-reitor de Administração, Gilson Dourado, a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Ana Maria Rezende, o diretor-geral do Campus Iporá, Marcelo Medeiros, e a gerente de Administração e Planejamento do Campus Iporá, Irinéia Martins, que compuseram a mesa diretiva. O momento foi prestigiado por pró-reitores, diretores de área e de campi e servidores das unidades do IF Goiano. Além de abordar os desafios e as estratégias para uma gestão mais eficiente e integrada, o evento se propõe a oferecer um espaço de interação e troca de experiências entre os participantes, promovendo a integração das equipes e o fortalecimento de laços institucionais.

Programação - na sexta-feira, 11, acontecem as palestras do evento. A agenda começa no período da manhã com a apresentação do Subsecretário de Planejamento e Orçamento do MEC, Adalton Rocha de Matos, que fala sobre os fluxos de orçamentos e finanças e a palestra “Práticas para uma Cultura Organizacional de Paz e Respeitosa", com o professor André Vasconcelos da Silva.

A programação segue no turno vespertino com as palestras, "Gestão de Equipe a partir de uma perspectiva transformacional", com a consultora em gestão estratégica e gestão de pessoas, Maria Tereza de Godoy, e “Nova Lei de Licitações (Lei 14.133/21)", com a procuradora federal do IF Goiano, Fernanda Lima Torres.

Diretoria de Comunicação Social

registrado em: