Ciclo de Formação sobre Educação das Relações Étnico-raciais seguem abertas
Evento on-line será realizado nos dias 23 e 30 de outubro para servidores, estudantes e comunidade externa.
O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) promove no mês de outubro o Ciclo de Formação para a Educação das Relações Étnico-Raciais. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas pelo site do evento (veja link abaixo). A atividade será realizada de forma on-line, por meio da Plataforma Google Meet, e o link de acesso será enviado ao e-mail cadastrado no momento da inscrição.
Voltado para servidores, estudantes e para a comunidade externa, o evento on-line busca promover diálogos, reflexões e práticas sobre os aspectos históricos, culturais, legislativos e educacionais que envolvem a questão racial no país. As atividades incluem palestras e oficinas conduzidas por especialistas e educadores comprometidos com a igualdade racial e a valorização das diversas identidades que compõem a sociedade brasileira.
O primeiro encontro será realizado no dia 23 de outubro, das 14 às 16 horas, com o professor Leonardo Lossol. Na ocasião, ele abordará “História e Legislação Racial”, com foco em marcos que asseguram os direitos das populações racializadas. A proposta é analisar criticamente as estruturas sociais e jurídicas que afetam a questão racial, contribuindo para uma compreensão mais profunda das desigualdades e dos desafios enfrentados na luta pela igualdade racial.
O segundo encontro será realizado no dia 30 de outubro, com os palestrantes Ricardo Takayuki e Leigh Souza. A capacitação será sobre a atuação nas bancas de heteroidentificação, abordando procedimentos práticos, critérios de avaliação e desafios enfrentados. Os participantes que acompanharem o evento ao vivo receberão um certificado de 4 horas.
Outras ações - Em um compromisso contínuo com a promoção da diversidade e inclusão, a Diretoria de Assuntos Estudantis (DAE) do IF Goiano está intensificando as ações de combate ao racismo e à intolerância racial. Além de promover o Ciclo de Formação, a Instituição realizou, por meio dos Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabis) dos campi, outras atividades relacionadas à área.
O Campus Ipameri realizou no dia 11 de outubro a palestra Letramento Racial – Qual o seu papel na luta antirracista? O Campus Campos Belos promoveu no dia 13 de outubro, em comemoração ao Dia das Crianças, contação de histórias e brincadeiras para crianças da comunidade quilombola Povoado Cabeçudo.
No dia 16 de outubro, no Campus Ceres, houve roda de conversa sobre a importância de uma educação que respeite as especificidades culturais de comunidades tradicionais. Na ocasião, foram abordados os desafios enfrentados e as políticas públicas inclusivas necessárias.
Inscreva-se no Ciclo de Formação
Diretoria de Comunicação Social
Redes Sociais