Página inicial > Últimas Notícias > Instituto Federal Goiano promove formação para EaD dinâmica e interativa

Instituto Federal Goiano promove formação para EaD dinâmica e interativa

Publicado: Quinta, 17 de Outubro de 2024, 11h57 | Última atualização em Quinta, 17 de Outubro de 2024, 17h19

Capacitação on-line será no dia 22 de outubro, pelo Google Meet. Objetivo é tornar a Educação a Distância atrativa para estudantes.

O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) promoverá no dia 22 de outubro, às 18 horas, a formação "A arte de não entediar: ferramentas e estratégias para uma EaD dinâmica". A capacitação tem o objetivo de instruir os professores da Instituição para atuar na Educação a Distância (EaD) de forma mais eficaz, utilizando tecnologias e abordagens que possibilitem uma experiência verdadeiramente envolvente.

Durante a formação, os professores terão a oportunidade de conhecer e explorar ferramentas tecnológicas que potencializam a experiência de ensino e aprendizagem a distância. Além disso, serão abordadas estratégias de interação e comunicação para aproximar professores e estudantes, criando salas virtuais mais dinâmicas e amistosas.

O curso busca enfrentar um dos desafios da EaD que é a falta de engajamento, nesse sentido, serão mostradas alternativas criativas e inovadoras. Com o crescimento da educação a distância, muitos professores enfrentam o desafio de manter o interesse e a participação ativa dos alunos.

A formação trará uma abordagem prática, apresentando ferramentas que vão desde a gamificação até o uso da inteligência artificial na construção de ambientes de aprendizagem personalizados. Também serão discutidas formas de melhorar a comunicação no ambiente virtual, com estratégias que favorecem um contato mais direto e eficiente entre professores e alunos, ajudando a manter o engajamento durante todo o processo de aprendizagem.

A iniciativa reforça a ideia de que a EaD deve ir além de ser apenas um repositório de conteúdo, destacando a importância da interação, da comunicação efetiva e da criação de ambientes virtuais mais acolhedores. "A EaD pode ser um espaço de grandes descobertas e não apenas um lugar onde os alunos acessam materiais e fazem provas. A intencionalidade pedagógica e o uso inteligente das ferramentas disponíveis são fundamentais para uma experiência de qualidade", destaca professor Justino.

Acesse aqui para participar

Diretoria de Comunicação Social