Inaugurada unidade do Cebio em Urutaí
Inauguração ocorreu no dia 7 de novembro mais uma biofábrica, desta vez no município de Urutaí.
O Instituto Federal Goiano (IF Goiano), por meio do Centro de Excelência em Bioinsumos (Cebio) inaugurou no dia 7 de novembro mais uma biofábrica, desta vez no município de Urutaí. Também chamada de Unidade de Referência em Bioinsumos (URB), o espaço terá como foco a multiplicação de microorganismos para a solução de problemas focados na produção de grãos da safra de verão e hortaliças na safra de inverno.
O Cebio surgiu a partir da demanda crescente do agronegócio em Goiás e no Brasil por insumos de base biológica capazes de promover maior sustentabilidade para a agricultura. Criado por meio de convênio firmado entre o IF Goiano e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) conta com a parceria de várias instituições de pesquisa do Estado de Goiás, como as Universidades Estadual de Goiás (UEG), Federal de Catalão (UFCat) e Federal de Goiás (UFG). Além delas, tem a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado de Goiás (Seapa) à frente do Programa Estadual de Bioinsumos em todas as regiões geográficas goianas.
O pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IF Goiano, Alan Carlos da Costa, destaca que a inauguração da URB em Urutaí atende a uma demanda relevante da região e que o modelo do Cebio tem se tornado referência em diversos países. O diretor-geral do Cebio, Alexandre Igor, complementa que em Urutaí já existem produtores que trabalham com bioinsumos e conseguem resultados bastante promissores em suas propriedades. .
Fonte: Fapeg (adaptada)
Redes Sociais