Página inicial > Últimas Notícias > IF Goiano apresenta uso da EaD nos cursos presenciais para IFSuldeminas
Relato de experiência

IF Goiano apresenta uso da EaD nos cursos presenciais para IFSuldeminas

Publicado: Segunda, 25 de Abril de 2016, 10h52 | Última atualização em Quarta, 27 de Abril de 2016, 15h00

Equipe foi até o Campus Machado, a convite deste, para relato sobre a oferta de 20% da carga horária na modalidade a distância.

Atendendo a um convite do Instituto Federal Sul de Minas Gerais (IFSuldeminas), servidores da Coordenação de Educação a Distância (EaD) da Reitoria e do Campus Trindade do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) foram até o Campus Machado da instituição mineira para relatar a experiência de  uso das ferramentas da EaD nos cursos presenciais do IF Goiano. O Campus Trindade é o primeiro da Instituição a oferecer 20% da carga horária de seus cursos técnicos presenciais, integrados e subsequentes, na modalidade a distância.

Essa proposta encontra amparo legal na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), fundamenta-se em pareceres da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação Superior e se orienta em resoluções do Conselho Superior do IF Goiano, que autoriza os cursos. No caso do Campus Trindade, a utilização da EaD nos cursos técnicos presenciais tem caráter complementar da carga horária, sendo previstas para as atividades o mesmo tempo, complexidade e conteúdo do currículo, apenas em regime e metodologia diferentes, com o suporte necessário e devido.

A experiência do Campus Trindade foi demonstrada na segunda-feira, 18, a cerca de 40 servidores do IFSuldeminas,  entre diretores de Desenvolvimento de Ensino, diretores de Ensino, Pesquisa e Extensão, coordenadores de curso e pedagogos. Participaram também o reitor, Marcelo Bregagnoli o pró-reitor de Ensino, Carlos Alberto Machado, e o diretor de EaD, Giovane José da Silva. A intenção do IFSuldeminas com o convite é iniciar o processo de construção coletiva e colaborativa para oferecer na instituição cursos com essas características. A equipe de trabalho do IF Goiano foi formada pelos servidores Daniela Custódio (reitoria), Ruth Aparecida Viana e Geraldo Pereira da Silva Júnior (Campus Trindade).

Coordenação Geral de Comunicação Social e Eventos

registrado em: