Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Página inicial > Últimas Notícias > IF Goiano é destaque em programa internacional de incentivo a iniciação científica
Início do conteúdo da página
Intercâmbio

IF Goiano é destaque em programa internacional de incentivo a iniciação científica

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Terça, 03 de Dezembro de 2024, 12h28 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2024, 12h36

Aluna do Campus Cristalina é uma das cinco estudantes do país selecionadas para intercâmbio na Colômbia. Ação faz parte do projeto Cidadão Global, do Conif. Atividades serão realizadas em março de 2025.

O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) está entre as cinco instituições que participarão do programa Cidadão Global em 2025, que terá a Colômbia como destino. A iniciativa, que que é inédita, faz parte da comemoração dos 15 anos do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). O IF Goiano será representada pela estudante do curso de Agronomia, do Campus Ceristalina, Ingredy Gabriella Ceolin Schussler.

“Estamos entusiasmados com o resultado e ansiosos pelas próximas etapas. O Programa Cidadão Global é relevante em duas dimensões: a primeira, e mais importante, é a oportunidade para que estudantes em situação de vulnerabilidade participem de um intercâmbio acadêmico, reforçando a preocupação do Conif com a inclusão no processo de internacionalização. A segunda diz respeito à aproximação do Conselho aos estudantes da Rede Federal”, destaca Elias Monteiro, presidente do Conif e reitor do IF Goiano.

As estudantes selecionadas terão a oportunidade de realizar atividades de Iniciação Científica e Desenvolvimento Tecnológico e Inovação por 90 dias. Ao todo, cinco estudantes – uma de cada região do país – foram selecionadas para receber a bolsa, sendo três de nível técnico e duas que estão cursando a Graduação. As discentes sairão do Brasil em março de 2025.

Os critérios de seleção incluíam: ter no mínimo 18 anos até a data da publicação do resultado final do edital, não ter sido contemplado em edições anteriores de programas de intercâmbio do Conif, e possuir um Coeficiente de Aproveitamento Acadêmico (CAA), ou equivalente, igual ou superior a 75%, entre outros. Foram realizadas, ainda, entrevistas virtuais para avaliação de proficiência em língua estrangeira.

Bilhetes aéreos, seguro viagem, passaporte e bolsa de estudos serão garantidos, de forma integral, pelo Conif.

Para a diretora de Relações Internacionais do Conif, Ana Carolina Oliveira, o edital reafirma o compromisso do Conselho com a cooperação Sul-Sul. A diretora destaca que, além de viabilizar o estágio em pesquisa para estudantes de cursos técnicos e superiores, a iniciativa busca promover a cooperação bilateral entre as instituições de origem das estudantes e a instituição colombiana.

"Esperamos garantir a sustentabilidade da ação, para que ela alcance mais estudantes e servidores. O edital reforça ainda o caráter de colaboração e trabalho em Rede. Manifestamos nosso agradecimento aos professores Frederico Chaves Júnior (IFS), Juciane Parcianello (IFSC), Maria Carolina Bello (IFPE) e Rodrigo Lemos (IFRJ), que integraram o comitê de avaliadores”, comenta Ana Carolina.

Calendário – Na quinta-feira, 5, o Conif irá realizar uma reunião online com as estudantes selecionadas com fins de compartilhar informações detalhadas sobre as atividades na Colômbia, bem como sobre a etapa preparatória, que inclui a documentação de viagem.  A participação nesta etapa é obrigatória.


Resultado final

Confira abaixo a lista das estudantes selecionadas e seus respectivos institutos federais:

  • Ana Luísa Pereira Lucas – Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS)
    Nível: Graduação
  • Ingredy Gabriella Ceolin Schussler – Instituto Federal Goiano (IFGoiano)
    Nível: Graduação
  • Luísa Kimi Torkomian Udo – Instituto Federal de São Paulo (IFSP)
    Nível: Técnico
  • Júlia de Oliveira Gonzaga Bruno – Instituto Federal da Bahia (IFBA)
    Nível: Técnico
  • Lavínia Angélica Almeida do Nascimento – Instituto Federal do Amazonas (Ifam)
    Nível: Técnico

 

Fonte: Diretoria de Comunicação do Conif, adaptada

registrado em:
Fim do conteúdo da página