Página inicial > Últimas Notícias > Empossados novos membros do Conselho Superior
Cerimônia

Empossados novos membros do Conselho Superior

Publicado: Sexta, 29 de Abril de 2016, 11h30 | Última atualização em Segunda, 02 de Mai de 2016, 10h29

Representantes atuarão durante o biênio 2016-2017. Após solenidade de posse, equipe se dirigiu para sua primeira reunião ordinária.

Cabe ao colegiado aprovar as diretrizes para a atuação do Instituto e zelar pela execução de sua política educacional.

O reitor do Instituto Federal Goiano (IF Goiano), Vicente de Almeida, empossou na sexta-feira, 29, os membros eleitos do Conselho Superior da Instituição. A cerimônia foi realizada no auditório da Reitoria, em Goiânia.

Compuseram a mesa de honra um representante de cada segmento do colegiado. Dos eleitos, foram chamados aqueles com maior percentual de votos. Após a apresentação de todos os titulares e suplentes do Conselho, o reitor deu boas vindas aos presentes, assinou a Portaria de designação do colegiado e explicou sobre seu funcionamento.

Em seguida, ressaltou a necessidade do compromisso e da coletividade. "Há muito trabalho e os representantes devem prezar pela transparência e deixar de lado os interesses pessoais", ponderou. Vicente comentou, ainda, da importância da atuação do Conselho Superior no atual momento político pelo qual passa o país. "É nos períodos difíceis que precisamos trabalhar juntos", defendeu.

Atuação - O Conselho Superior é o órgão máximo do IF Goiano, conforme o Estatuto da Instituição. Possui caráter consultivo e deliberativo. Entre outras competências, cabe a ele aprovar as diretrizes para a atuação do Instituto e zelar pela execução de sua política educacional.

Além dos titulares e suplentes dos discentes, docentes e técnicos administrativos, o colegiado é composto por egressos, sociedade civil, diretores-gerais e, ainda, pelo reitor e um representante do Ministério da Educação (MEC), designado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec).

Reuniões - Após a posse do novo Conselho Superior, que atuará durante o biênio 2016-2017, a equipe se dirigiu para sua primeira reunião ordinária. Na pauta estavam previstos, dentre outros, os seguintes assuntos: alteração do projeto pedagógico do curso técnico em Informática concomitante/subsequente do Campus Campos Belos, homologação da Comissão Própria de Avaliação (CPA) e Subcomissões Próprias de Avaliação (SPAs) do IF Goiano e normas de funcionamento da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos do Instituto.

Na primeira sessão plenária ocorrerá também a eleição, por aclamação, dos membros das cinco câmaras consultivas do colegiado: Ensino, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Extensão, Administração e Planejamento e Desenvolvimento Institucional. Cada câmara tem de três a cinco conselheiros, que devem analisar e relatar previamente qualquer assunto que necessite de decisão do Conselho.

As reuniões ordinárias do colegiado devem ocorrer a cada dois meses, a menos que haja a necessidade de algum encontro extraordinário. Para a aprovação das matérias, há a necessidade de, ao menos, dois terços de quórum. Quando o titular não puder comparecer, ele deve avisar a secretaria do colegiado que, automaticamente, convocará o respectivo suplente.

Acesse página do Conselho Superior

Conheça os membros do colegiado

Acesse regimento interno do Conselho

Coordenação Geral de Comunicação Social e Eventos