Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Página inicial > Últimas Notícias > Pesquisadores do IF Goiano são homenageados em Assembleia Legislativa de Goiás
Início do conteúdo da página
Sessão Solene

Pesquisadores do IF Goiano são homenageados em Assembleia Legislativa de Goiás

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Segunda, 23 de Junho de 2025, 21h50 | Última atualização em Quinta, 26 de Junho de 2025, 09h23

Evento valoriza produção científica goiana e reconhece papel inovador dos profissionais que se dedicam ao progresso científico do Estado.

Homenagem foi proposta pela deputada Bia de Lima, que se comprometeu em fortalecer as instituições de ensino
Homenagem foi proposta pela deputada Bia de Lima, que se comprometeu em fortalecer as instituições de ensino

Cerca de 30 profissionais do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) receberam nesta segunda-feira 23, o Certificado do Mérito Legislativo, em sessão solene realizada na Assembleia do Estado de Goiás, em Goiânia. O ato foi proposto pela deputada Bia de Lima (PT), em homenagem ao Dia Nacional do Pesquisador, celebrado anualmente em 8 de julho. O evento teve o intuito de valorizar a produção científica goiana e reconhecer o papel inovador dos profissionais que se dedicam ao progresso científico do Estado.

Bia de Lima ressaltou que foi a primeira deputada estadual a realizar essa homenagem oficial à categoria e enfatizou a relevância da ciência para o avanço social, econômico e humano do país. A legisladora expressou preocupação com os crescentes ataques à ciência, fazendo referência aos questionamentos sobre vacinas e à morte de cientistas no conflito do Oriente Médio.  “Isso nos impõe ainda mais responsabilidade em proteger e fortalecer nossas instituições de ensino, nossos institutos federais e todas as estruturas que promovem o conhecimento”, justifica.

Representando a gestão do IF Goiano no evento, o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Alan Carlos da Costa, lembrou que a homenagem reconhece o impacto da ciência na vida das pessoas, das comunidades tradicionais, dos empresários e de toda a sociedade. Ele enfatizou o papel do Instituto na formação de profissionais da educação básica à pós-graduação – a chamada verticalização do ensino – destacando que a Instituição é referência na oferta de pós-graduação na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

O pró-reitor também mostrou que a interiorização da ciência é estratégia fundamental para o desenvolvimento social e econômico, fazendo um apelo à deputada por mais recursos para a pesquisa especialmente em cidades mais distantes da capital. “Não existe desenvolvimento sem conhecimento”, reforça. Alan foi agraciado na solenidade com a mais alta honraria concedida pelo Legislativo goiano, a Medalha Pedro Ludovico Teixeira, juntamente com o médico Ruffo de Freitas Júnior.

Cerca de 30 profissionais do IF Goiano receberam homenagem.

 

O pesquisador pediu um minuto de silêncio pelas vidas perdidas na luta contra o câncer, em especial o câncer de mama. Ele justificou que, mesmo Goiás sendo referência mundial no ensino de técnicas de combate à doença, metade das mulheres que a enfrentam já estão em estágios avançados quando diagnosticadas.  Citou estudo realizado no município de Itaberaí, que conseguiu reduzir em 50% essa realidade por meio da educação e informação levadas às mulheres.

Além de Alan e Ruffo, participaram da mesa diretiva a reitora do Instituto Federal de Goiás (IFG), Oneida Cristina Gomes Barcelos Irigon; o reitor da Universidade Federal de Jataí (UFJ), Christiano Peres Coelho; os pró-reitores da Universidade Federal de Goiás (UFG) professor Felipe Terra Martins; da Universidade Federal de Catalão (UFCat) Moisés Fernandes Lemos; e da Pontifícia Universidade Católica (PUC)de Goiás, Priscila Valverde de Oliveira Vitorino, assim como o chefe-geral da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Arroz e Feijão, Elcio Guimarães. A reitora do IFG – recém-eleita para seu segundo mandato – também destacou a importância do ato como gesto político e comentou sobre a luta diária enfrentada pelos profissionais da ciência no Brasil, atuando com escassez de recursos, infraestrutura precária e políticas públicas instáveis. “Resistimos juntos, nos laboratórios, nas salas de aula, nas comunidades”, manifesta.

 

Acesse fotos oficiais do evento aqui

 

Assista à gravação da sessão solene

 

Acompanhe cobertura do evento no Instagram do IF Goiano

 

Diretoria de Comunicação Social

Com informações da Agência Assembleia de Notícias

registrado em:
Fim do conteúdo da página
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.