MEC apresenta coletânea da história da Rede Federal
Obra lançada na 5ª Semana Nacional de EPT conecta passado e presente em cinco volumes que contam a história de quase dois séculos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Editora IF Goiano organizou o volume do Centro-Oeste em parceria com IFG.
O Ministério da Educação (MEC) lançou, nesta quinta-feira, 9, último dia da 5ª Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica, a coletânea de livros “Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica: quase dois séculos mudando o Brasil”. São cinco volumes, um para cada região do país, que apresentam os contextos regionais das instituições que compõem a Rede Federal, destacando o processo de interiorização e a capilaridade em todas as regiões brasileiras.
“É a materialização de uma memória compartilhada, que conecta a tradição e a inovação, consolida a identidade e amplia a visibilidade dessas instituições e de uma política pública educacional que é transformadora”, disse o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Marcelo Bregagnoli.
Unindo o passado e o presente em 41 capítulos, a obra reúne textos escritos por 140 autores que apresentam as trajetórias históricas de cada uma das instituições, de modo a estabelecer um diálogo entre a memória e a inovação educacional. Serão distribuídos 5 mil exemplares impressos para as bibliotecas dos institutos federais, dos centros federais de educação tecnológica (Cefets) e do Colégio Pedro II. A versão digital pode ser acessada nos repositórios abaixo.
Organizada em 2024, a coleção mostra que as juventudes que hoje inovam são herdeiras de uma tradição educacional iniciada em 1909 e que ainda transforma o país. A obra foi executada em rede, envolvendo diversos atores. O processo de editoração foi conduzido pelo IFG (Editora IFG), em coedição com sete editoras parceiras. No caso da região Centro-Oeste, a Editora IF Goiano organizou o volume, por intermédio da edição dos servidores Sarah Bertolli (IF Goiano) e Olliver Mariano Rosa (IFG). O capítulo dedicado ao Instituto Federal Goiano foi escrito pelos servidores Haihani Silva Passos, Marco Antonio Pereira da Silva, Ítalo José Bastos Guimarães, Laíse do Nascimento Cabral e Rosenilde Nogueira Paniago, que registram a trajetória institucional e os marcos históricos da Instituição no âmbito do ensino, da pesquisa, da extensão e da inovação.
Identidade – Um painel fotográfico também integra a coletânea, com imagens de todos os campi das instituições que oferecem um registro sistemático e atualizado da presença territorial e institucional da Rede Federal em todo o país. Além disso, a identidade gráfica da coletânea é inspirada em espécies arbóreas brasileiras de todas as regiões do país, simbolizando a diversidade e a longevidade da Rede Federal.
Clique e acesse:
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Setec - adaptada
Redes Sociais