IF Goiano é vencedor do Prêmio Finep 2025
Com o projeto "Consolidação e Modernização das Instalações do Laboratório IFMaker", do Campus Rio Verde, Instituição é premiada na categoria Ambiente de Inovação. Premiação celebra grandes trabalhos tecnológicos da Região Centro-Oeste.
O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) é um dos vencedores do Prêmio Finep 2025, considerada a premiação mais importante do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. Com o projeto "Consolidação e Modernização das Instalações do Laboratório IFMaker", desenvolvido pelo Campus Rio Verde, a Instituição foi premiada na categoria Ambiente de Inovação dentre os trabalhos avaliados da Região Centro-Oeste.
Os vencedores foram anunciados durante cerimônia realizada na quarta-feira, 8, em Brasília. Estiveram presentes no evento o reitor do IF Goiano, Elias de Pádua Monteiro, o pró-reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Inovação, Alan Carlos da Costa, a diretora de Extensão do Campus Rio Verde, Haihani Passos, o coordenador do projeto Finep, Adriano Jakelaitis, e o coordenador do laboratório IFMaker, Márcio Belo.
"A Finep tem orgulho de estar presente e atuante na Região Centro-Oeste. Entre 2023 e 2025, foram contratados R$ 2,3 bilhões em 319 projetos executados nos quatro estados da região. O ano de 2025, em especial, responde por quase metade dessas contratações, consolidando o Centro-Oeste como um dos espaços mais dinâmicos de investimento em inovação no país", afirmou o presidente da Finep, Luiz Antonio Elias durante o evento de premiação.
O Prêmio Finep tem o objetivo de divulgar estado da arte da Inovação brasileira fruto do apoio da Finep, evidenciando a importância do fomento à ciência e à tecnologia para o desenvolvimento nacional, a competitividade e o bem-estar da sociedade. O projeto vencedor do IF Goiano moderniza o IFMaker do Campus Rio Verde com tecnologias de ponta em prototipagem, robótica, impressão 3D, drones e realidade aumentada/virtual, ampliando as possibilidades de pesquisa, ensino, extensão e inovação.
Os premiados nos diferentes grupos disputam a etapa nacional com os vencedores das outras regiões brasileiras. A previsão é para que a premiação nacional aconteça entre os meses de novembro e dezembro de 2025, no Palácio do Planalto, em Brasília. Tanto os vencedores regionais como os nacionais receberão um Selo Prêmio Finep de Inovação – 2025, para uso em materiais de divulgação do projeto premiado.
Categorias premiadas - Além da categoria "Ambiente e Inovação", que premiou trabalhos que fortalecem o ecossistema de inovação, como incubadoras, aceleradoras, parques tecnológicos, redes de inovação e outras modalidades de apoio ao empreendedorismo inovador, o prêmio Finep reconhece iniciativas em diferentes áreas estratégicas:
- Cadeias Agroindustriais Sustentáveis – projetos voltados à segurança alimentar e à sustentabilidade da agroindústria nacional;
- Complexo Econômico-Industrial da Saúde – ações para fortalecer o SUS e ampliar o acesso à saúde;
- Infraestrutura, Saneamento, Moradia e Mobilidade Sustentáveis – soluções inovadoras em resíduos sólidos, biogás, economia circular e transporte verde;
- Transformação Digital da Indústria – projetos que promovem a indústria 4.0 e o aumento da produtividade;
- Bioeconomia, Descarbonização e Transição Energética – iniciativas que desenvolvem combustíveis e produtos sustentáveis;
- Tecnologias para Soberania e Defesa Nacional – projetos de autonomia tecnológica e fortalecimento estratégico;
- Infraestrutura de P&D em ICTs – investimentos na modernização de institutos e centros de pesquisa;
- Deep Tech Startup – startups de base tecnológica profunda com alto potencial de impacto.
Diretoria de Comunicação Social, com informações da Finep
Redes Sociais