Página inicial > Últimas Notícias > Segunda edição do simulado começa no sábado,25
hora do enem

Segunda edição do simulado começa no sábado,25

Publicado: Sexta, 24 de Junho de 2016, 11h57 | Última atualização em Segunda, 27 de Junho de 2016, 15h05

Primeira prova reuniu mais de 710 mil estudantes de 99,91% dos municípios brasileiros fizeram as provas on-line.

Começa no sábado, 25, às 8h, o segundo simulado oficial da plataforma de estudos Hora do Enem. Diferentemente do primeiro exame, que contou com apenas um fim de semana, os estudantes terão até as 20h de 3 de julho próximo para a realização da prova.

Para participar do simulado, os interessados devem se cadastrar na plataforma e aguardar a liberação do simulado on-line,  no período de sábado, 25, até 3 de julho (veja link abaixo). Após iniciar o simulado, os estudantes terão até quatro horas seguidas para a conclusão. A plataforma divulgará a nota do aluno imediatamente após a realização do simulado e ainda permitirá que ele verifique se atingiu ou não a nota de corte do curso que pretende fazer e da universidade na qual espera ingressar.

O exame simulado contará com 80 questões, elaboradas no mesmo formato do Enem, de forma a permitir ao estudante que esteja concluindo o ensino médio, na rede pública ou particular, treinar e ganhar ritmo para as provas oficiais, em novembro. Na primeira edição, realizado entre 30 de abril e 1º de maio e repetido em 7 e 8 de maio deste ano, mais de 710 mil estudantes de 99,91% dos municípios brasileiros fizeram as provas on-line.

O simulado da Hora do Enem é realizado pelo Ministério da Educação em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). O ministro da Educação, Mendonça Filho, destacou a importância de uma boa preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será realizado em 5 e 6 de novembro. “Convoco todos os jovens do Brasil que estão se preparando para o Enem a participar do segundo simulado, agora, em junho”, disse. “É uma ótima oportunidade para se preparar.”

Redes — Outra novidade do segundo simulado nacional é o engajamento das redes estaduais de educação. Alunos do ensino médio das redes públicas que não tiverem acesso particular à internet vão poder fazer a prova na própria escola, ao longo da próxima semana, entre segunda -feira, 27, e 1º de julho. A Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC tem atuado para que as redes estaduais garantam o acesso de seus alunos à plataforma.

O MEC também colocará relatórios gerenciais à disposição das secretarias estaduais e gestores de todas as escolas públicas do país. Esses relatórios garantirão o acesso on-line aos resultados oficiais de todos os simulados nacionais para que gestores e professores tenham um mapa individual de desempenho por região ou escola. Com isso, terão como viabilizar o planejamento de ações pedagógicas de forma segura e contribuir para que o aluno se prepare da melhor forma para o Enem.

Clique e cadastre na plataforma de estudos oficial Hora do Enem

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC adaptada

registrado em: