IF Goiano reúne Fórum de Comitês de Ética em Pesquisa
Próxima reunião está marcada para 2 de fevereiro de 2017.
O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) sediou na quinta-feira, 24, reunião do Fórum de Comitês de Ética em Pesquisa do Estado de Goiás (Foceg). Estiveram presentes os membros do colegiado e a Comissão Executiva, com participação do reitor do Instituto, Vicente de Almeida.
Na pauta houve debates sobre capacitação de usuários e o Projeto de Lei 200, que tramita no Senado e trata de princípios, diretrizes e regras para a condução de pesquisas clínicas em seres humanos por instituições públicas ou privadas.
A Resolução 510/16, do Conselho Nacional de Saúde também esteve entre os assuntos discutidos. A medida dispõe sobre normas aplicáveis a pesquisas em Ciências Humanas e Sociais cujos procedimentos metodológicos envolvam a utilização de dados diretamente obtidos com os participantes ou de informações identificáveis ou que possam acarretar riscos maiores que os existentes na vida cotidiana.
Origem - O Fórum de Comitês de Ética em Pesquisa do Estado de Goiás foi criado em 2015, durante o 1º Encontro de Comitês de Ética em Pesquisa de Goiás. O colegiado tem presença expressiva da maioria dos Comitês de Ética em Pesquisa (CEPs) do Estado e é uma instância local de natureza consultiva para discutir temas relevantes sobre as pesquisas envolvendo seres humanos. O Foceg serve, ao mesmo tempo, um elo de aproximação com a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep).
A próxima reunião do Forceg está marcada para o dia 2 de fevereiro de 2017, às 9 horas, na Santa Casa de Misericórdia de Goiânia. O Fórum é aberto para participação de docentes, discentes e usuários do sistema CEP/Conep em geral.
Coordenação Geral de Comunicação Social e Eventos
Redes Sociais