Entidades lançam Rio Verde, Capital do Futuro Sustentável
Evento acontece na próxima segunda-feira, 15, no Campus Rio Verde do IF Goiano.
O Organização das Nações Unidas (ONU) indica que caberá ao Brasil produzir 40% da demanda suplementar de alimentos para atender ao planeta nas próximas décadas. Ao mesmo tempo, para cumprir esta meta é necessário ampliar a sustentabilidade dos processos produtivos.
Para tentar propor soluções na direção desse desafio, o Instituto Federal Goiano (IF Goiano), o Instituto Fórum do Futuro e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) estão construindo uma proposta baseada na integração ciência, natureza e desenvolvimento, que articula pesquisa e tecnologias às demandas e problemas colocados pelo setor produtivo e pela sociedade. E a cidade de Rio Verde foi escolhida para ser protagonista desse estudo de caso.
Na próxima segunda-feira, dia 15, acontece o lançamento do projeto “Rio Verde, Capital do Futuro Sustentável”. A proposta é transformar o município numa referência do alimento saudável, sustentável, resiliente às mudanças climáticas e socialmente inclusivo. Isso permitirá melhorar o diálogo entre a cadeia de valor do alimento (produtores rurais, indústrias, serviços, etc.) e a sociedade urbana contemporânea.
O projeto conta com parceiros locais e internacionais, como a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), o Banco Mundial, o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), a Nuffield, a Prefeitura Municipal, o Sindicato Rural de Rio Verde, a Comigo e a Associação Pró-Desenvolvimento Industrial do Estado de Goiás (Adial).
Programação - O I Seminário "Rio Verde, Capital do Futuro Sustentável" tem início às 8h desta segunda-feira, 15, e será realizado no Campus Rio Verde do IF Goiano. No período da manhã, especialistas apresentam propostas de implantação e fomento do sistema de integração lavoura-pecuária-floresta, que permite o aumento da produção e da renda do produtor, aliado ao melhor aproveitamento dos recursos naturais.
À tarde, será realizado o lançamento do projeto. Representantes das instituições envolvidas discursam sobre os desafios e o papel de cada uma delas no projeto. Entre eles estão o ex-ministro da Agricultura e presidente do Fórum do Futuro, Alysson Paolinelli, o reitor do IF Goiano, Vicente Pereira de Almeida, e a presidente da Fapeg, Maria Zaíra Turchi.
I Seminário "Rio Verde, Capital do Futuro Sustentável"
Data: 15/05/2017
Horário: 8h-12 e 14h-17h30
Local: IF Goiano - Campus Rio Verde
Assessoria de Comunicação do Polo de Inovação
Redes Sociais