Página inicial > Últimas Notícias > IV Ciclo de Formação debate evasão e permanência nos institutos federais

IV Ciclo de Formação debate evasão e permanência nos institutos federais

Publicado: Terça, 30 de Mai de 2017, 13h07 | Última atualização em Sexta, 12 de Janeiro de 2018, 12h20

Evento é aberto com professora da UFMG e segue durante a tarde.

Tema de suma importância para o cotidiano das instituições de ensino, no caso, dos institutos federais de todo o País - em especial os do Centro-Oeste -, Evasão e Permanência foi abordado na manhã de terça-feira, 30, na abertura do IV Ciclo de Formação. O evento reúne, principalmente, servidores e gestores dos institutos federais Goiano (IF Goiano),  de Goiás (IFG), de Brasília (IFB), Mato Grosso (MT) e Mato Grosso do Sul (MS).

A palestrante da manhã, professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Rosemary Dore, pesquisadora sobre evasão e permanência na educação profissional, apresentou sua pesquisa iniciada em 2008. À época, ela afirma que não havia no Brasil nenhuma pesquisa que tratava desse tema. "Não tínhamos dados”, conta. Ela é atualmente líder dos grupos de pesquisa da Rede Ibero-Americana de Estudos sobre Educação Profissional e Evasão Escolar (Rimepes).

A importância da evasão também veio à tona, segundo a pesquisadora, quando relatório do Tribunal de Contas da União (TCU) apontou problemas nos institutos federais em relação à evasão e permanência, quando foi constatada taxa de conclusão de apenas 31,4% de estudantes dos cursos técnicos subsequentes e 46,8% dos técnicos integrados, em 2012. A partir daí surgiu a demanda de criação dos Planos Estratégicos para Monitoramento da Evasão e Retenção, a serem estabelecidos no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) das instituições.

Ao explanar o assunto, Rosemary o conceituou e fez ponderações. “Evasão não é necessariamente um fracasso, pode ser encarada como incapacidade de lidar com o problema. Já quando se fala em êxito sabemos que o contrário dele é sim o fracasso. E a permanência é o estudante concluir o curso e obter o certificado. Por isso, falamos em evasão e permanência e não em permanência e êxito”, define.

Mesa diretiva - Reitor do IF Goiano, Vicente Pereira de Almeida, afirma que o tema é um desafio, mudanças devem ser feitas e ainda há muito a construir. Outro desafio é também o aluno que tem dificuldade de aprendizagem, por isso temos equipes multidisciplinares que acompanham o estudante quando ele entra, pra que ele não desista”, diz.

Participante da mesa de trabalhos, o pró-reitor de Administração do IFG, Ubaldo Eleutério da Silva, no evento representando o reitor Jerônimo Rodrigues da Silva, ressalta que é importante refletirmos a questão da evasão e também dos recursos financeiros, já que hoje temos programas e políticas, como a de Assistência Estudantil, mas que são atrelados à disponibilidade de recursos. É preciso também, segundo ele, “fazermos um trabalho com os servidores, para que possam tratar esses alunos de forma que os incentive a ficar na Instituição”, finaliza.

O pró-reitor de Ensino do IFMS, Delmir da Costa Felipe, ressalta a importância do Ciclo de Formação, que já está em sua quarta edição, ao firmar que o debate “possibilita crescimento lá na ponta, para buscarmos parcerias, compreendermos melhor esse fenômeno, de forma que o êxito ocorra de uma forma que possamos identificar as causas do problema e as ações para termos êxito com nossos estudantes”, diz.

Presidente do Fórum dos Dirigentes de Ensino do Conif, Adilson Cesar de Araújo, lembra que nos últimos três anos o debate sobre permanência e êxito tem ganhado espaço nos institutos federais. “Nesse sentido é que temos que compreender que nossa educação é para todos, tem que ser inclusiva, construir ações concretas para termos uma escola mais atraente, mais crítica, mais criativa para os estudantes”, finaliza.

Evento - O IV Ciclo de Formação ocorre durante todo o dia, com debates gerais para os institutos federais da Região Centro-Oeste (veja programação ao final).  A diretora de Desenvolvimento de Ensino do IF Goiano, Vívian de Faria Caixeta, também presidente da Comissão Organizadora do evento, lembrou que o evento continua posteriormente em cada instituto. No IF Goiano, ele terá continuidade no próximo semestre. No IFG, as discussões seguem na quarta-feira, 31.

Do IF Goiano estiveram presentes na abertura os pró-reitores de Administração, Claudecir Gonçales, Desenvolvimento Institucional, Elias Monteiro e Extensão, Sebastião Nunes Filho, diretores-gerais de unidades do IF Goiano, servidores da Reitoria e dos campi. O pró-reitor de Ensino, Virgílio Erthal, mediador do evento, esteve reunido com outros pró-reitores da área desde segunda-feira, 29, em Goiânia, para discussões da pauta do Fórum dos Dirigentes de Ensino do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal (Conif).

Veja programação completa do evento

Clique e veja as fotos do evento

Coordenação Geral de Comunicação Social e Eventos - IF Goiano

Diretoria de Comunicação Social - IFG