Página inicial > Últimas Notícias > IF Goiano é selecionado para Parlamento Jovem Brasileiro

IF Goiano é selecionado para Parlamento Jovem Brasileiro

Publicado: Sexta, 18 de Agosto de 2017, 11h27 | Última atualização em Sexta, 18 de Agosto de 2017, 17h20

Aluno do Campus Ceres será um dos representantes de Goiás no Programa do Poder Legislativo que seleciona anualmente 78 estudantes para experiência de uma semana na Câmara dos Deputados.

O estudante do curso técnico em Informática do Instituto Federal Goiano (IF Goiano), Gustavo Faquim, foi um dos três selecionados em Goiás para o Parlamento Jovem Brasileiro. O programa, coordenado pela Câmara dos Deputados, é realizado anualmente, e propicia aos deputados jovens conhecer mais sobre os trâmites para elaboração de leis e ampliar sua compreensão do processo democrático.

A seleção é realizada por estado, e as vagas foram distribuídas conforme o número de representantes de cada unidade federativa na Câmara. Em Goiás foram três vagas: além de Faquim, do Campus Ceres, foram selecionadas duas estudantes, das cidades de Turvânia e Silvânia.

Para participar o estudante precisou escrever um projeto de lei, que foi analisado em duas instâncias. “Cada candidato redigiu seu projeto e o enviou à Secretaria de Educação (Seduce) de Goiás. Lá eles fizeram uma primeira seleção. Foram 17 projetos escolhidos e enviados para a Câmara dos Deputados, onde foram selecionados os três finalistas”, informa Faquim. As proposições foram avaliadas, entre outros aspectos, por sua originalidade, justificativa, relevância para a sociedade e adequação textual.

O evento ocorrerá entre os dias 24 e 30 de setembro. Até lá, os estudantes selecionados recebem tutoria on-line da Câmara, por meio de videoaulas e atendimento via chat, sobre como realizarem relatoria de projetos. Gustavo Faquim dá mais detalhes do cronograma: “Uma semana antes [do início do evento] eles irão sortear os projetos selecionados entre os deputados jovens. Dessa forma, cada um receberá uma proposição para fazer a relatoria, analisando se está em conformidade com a Constituição, se é viável economicamente, entre outros aspectos”.

O projeto de lei – Gustavo é direto ao dizer que se interessa por política, para acompanhar e debater. Sua principal motivação em participar do programa foi poder dar visibilidade, em forma de projeto de lei, a um assunto que o preocupa: a onda crescente de intolerância observada no Brasil, em diversos aspectos – religioso, de gênero, sexual, racial.

“O meu projeto fala sobre a necessidade de se vincular, na mídia brasileira, programas e publicidade de combate a vários tipos de preconceito. Porque a mídia, querendo ou não, é a grande influenciadora da opinião pública, e tais programas auxiliariam a diminuir esses altos índices de preconceito e intolerância que temos no Brasil”, justifica Faquim. E finaliza: “É fundamental conseguirmos frear os índices alarmantes (de casos de preconceito, discriminação e intolerância) que temos hoje no País”.

Parlamento Jovem Brasileiro – Realizado anualmente, o PJB tem por objetivo possibilitar aos estudantes de Ensino Médio ter a vivência do processo democrático, mediante a participação em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados, em que os estudantes tomam posse e atuam como deputados jovens. A riqueza de aprendizados é grande e, como deputados jovens, os participantes podem desenvolver habilidades de argumentação e respeito à diversidade de opiniões, além de construir um olhar mais crítico sobre sua realidade.

Assessoria de Comunicação Social - Campus Ceres,  com informações do Portal da Câmara dos Deputados

registrado em: