Página inicial > Últimas Notícias > NIT anuncia depósito de patente e certificação de registros de softwares

NIT anuncia depósito de patente e certificação de registros de softwares

Publicado: Sexta, 15 de Setembro de 2017, 15h39 | Última atualização em Terça, 19 de Setembro de 2017, 16h28

Patente refere-se à proposta de um coletor de amostras de cargas e a publicação, enquanto as certificações estão ligadas a programas relacionados à sistemas de cursos e metodologia para ensino da tabela períodica.

O Núcleo de Inovação Tecnológica do IF Goiano, que é vinculado a Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, anuncia o depósito de mais uma patente em cotitularidade e certificação de registros de softwares. A patente refere-se à proposta de um coletor de amostras de cargas e a publicação, enquanto as certificações estão ligadas a programas relacionados a sistemas de cursos e metodologia para ensino da tabela períodica.

Intitulada "Coletor de amostras de frutos em cargas a granel", a patente foi depositada pelo IF Goiano, juntamente com a Universidade Federal de Viçosa (UFV) e a Universidade Federal de Lavras (UFLA), em 5 de setembro. O pedido de patente de invenção refere-se a um coletor de amostras de frutos em cargas a granel.

O equipamento proposto auxilia na coleta de frutos em cargas a granel em qualquer ponto do recipiente transportador a qualquer momento durante o trajeto de transporte. O projeto foi desenvolvido por Haroldo Carlos Fernandes (UFV), Fábio Lucio Santos (UFLA) e Clarice Aparecida Megguer e Tulio de Almeida Machado (IF Goiano), sendo este último também doutorando na UFV.

Já em relação aos softwares, um refere-se a um programa de computador intitulado SISPROJ - Sistema para Projeção de Cursos, que foi idealizado por Renato de Sousa Gomide, Geraldo Pereira da Silva Júnior e Lara Vaz Martins de Oliveira, do Campus Trindade. Este projeto foi depositado em 31 de maio deste ano e publicado o certificado em 23 de agosto.

O outro certificado de registro de software relaciona-se ao Jogo tetris para o ensino da tabela periódica. Este projeto é de autoria de Alécio Rodrigues Nunes, Dylan Ávila Alves, Eliana Tiba Gomes Grande, Kelly Rejane de Oliveira Araújo, Maxwell Ferreira Grande, Nádia Cristina Ferreira e Rita Ferreira Duarte, do campus Iporá. Depositado em 14 de junho, este trabalho obteve a publicação do certificado em 4 de agosto.

Ambos os registros de programas de computador foram desenvolvidos por servidores e alunos do IF Goiano.

Coordenação Geral de Comunicação Social e Eventos

registrado em: