Conecta IF 2017 tem início com apoio a Rede Federal
Programação conta com a realização de oficinas de qualificação, projetos de inovação, mostra de arte e cultura, desafios de ideias, diálogos educacionais e muito mais. Evento será realizado até sábado, 23.
União para vencer desafios em prol da Educação, da Ciência e da Tecnologia foi o tom da abertura oficial do Conecta IF 2017. O evento, que este ano é organizado pelo Instituto Federal de Brasília (IFB), teve início na segunda-feira, 18, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães (DF).
Durante cerimônia de abertura, o reitor do IFB, Wilson Conciani, agradeceu a Rede Federal, o Governo do Distrito Federal, que foi parceiro na realização, e as instituições públicas e privadas que também abraçaram o evento. Em sua fala, Conciani analisou o novo momento que a sociedade está passando e argumentou o que a Conexão (tema do evento) tem neste diferencial. “O tempo é por movimentos por mais qualidade de vida em todas as áreas. E o que desejamos é fazer também um movimento educacional diferente, profundo, bem cuidado e com capacidade para oferecer mais do que a qualificação profissional", afirma.
O reitor o IF Goiano, Vicente Pereira de Almeida, participou da solenidade de abertura e em seguida visitou os estandes do ExpoIF, evento que faz parte da programação do Conecta IF, onde o IF Goiano marca presença com espaço destinado a mostrar suas potencialidades, principalmente com a divulgação dos cursos superiores e de pós-graduação. O estande está sendo gerido pela pró-reitoria de Extensão do IF Goiano.
Palestra - A conexão continuou sendo o assunto central do debate durante a abertura, com a palestra “Inovação e oportunidade com a transformação digital”, proferida por Rogério Boros, gerente senior de Desenvolvimento de Negócios da Microsoft na América Latina.
Para o palestrante, o mundo está passando um momento de transição, onde tudo está conectado e as pessoas, principalmente os jovens, tem que assumir um papel de protagonismo nessa nova era.
"Quando uma empresa está fora desse ambiente, dessa conexão, ela perde clientes. Da mesma forma somos nós, quando a gente fica fora dessas conectividades, também acabamos ficando um pouco trás", analisa o palestrante.
Para Rogério, a transformação digital da educação é uma grande arma para empoderar estudantes, professores e instituições e fazer disso um instrumento de mudança na nossa sociedade.
"Quando a gente quer, as novas tecnologias nos dão o poder de transformar os problemas do mundo. Podemos mudar, para melhor, a vida de milhões de pessoa. Basta querer”, finaliza Boros.
Programação - O ConectaIF acontece das 9h às 21 horas com oficinas de qualificação, projetos de inovação, mostra de arte e cultura, desafios de ideias, diálogos educacionais e muito mais. Todas as atividades são gratuitas. O evento encerra no sábado, 23, ao meio-dia.
Coordenação Geral de Comunicação, com informações do Instituto Federal de Brasília
Redes Sociais