Página inicial > Últimas Notícias > Instituição lança Jardim Botânico
Rio Verde

Instituição lança Jardim Botânico

Publicado: Quinta, 03 de Setembro de 2015, 17h57 | Última atualização em Quinta, 10 de Setembro de 2015, 15h42

Projeto, que foi aprovado pela Comissão Nacional de Jardins Botânicos, vinculada ao Ministério do Meio Ambiente, será lançado na sexta-feira, 4, em cerimônia realizada em Rio Verde.

Coleção Palmeiras é uma das atrações do JBRV

O Instituto Federal Goiano lança na sexta-feira, 4, o Jardim Botânico Rio Verde (JBRV). O projeto, que foi aprovado pela Comissão Nacional de Jardins Botânicos, vinculada ao Ministério do Meio Ambiente, atuará com foco na conservação de espécies, educação ambiental, agricultura, desenvolvimento e sustentabilidade. Diversas autoridades acadêmicas e políticas do município de Rio Verde e de Goiás confirmaram a presença na solenidade que marca o lançamento oficial do JBRV.

O Jardim Botânico atende anualmente mais de 2000 alunos do ensino fundamental, médio, graduação e pós-graduação, por meio de visitas e estágios na estrutura implantada, aulas, atividades de pesquisas e projetos de educação ambiental. A Instituição visa ampliar estas ações e alcançar outros públicos no estado e no país, a partir da consolidação da marca Jardim Botânico e classificação do projeto pela Secretaria Nacional de Registros de Jardins Botânicos.

O JBRV já conta com mais de 100 projetos já concluídos, ou em andamento, que envolvem germinação, propagação, banco de germoplasma, avaliação de fatores do ambiente no estabelecimento das espécies, caracterização da diversidade genética, caracterização química importância ecológica e potencial econômico de espécies nativas. Além disso, mais de 30 espécies nativas, com predominância do Cerrado, e exóticas são estudadas na estrutura.

Concurso - Acontece na quinta e sexta-feira, 3 e 4, a exposição do 1º Concurso de Fotografias do Jardim Botânico Rio Verde. Ao todo, 31 pessoas se inscreveram nas duas categorias: “Estudantes” e “Servidores e Comunidade”. No total, 59 fotos estão concorrendo. O concurso pagará R$ 1.050,00 divididos em três classificações para a categoria “Estudantes”. Já para a categoria “Servidores e Comunidade” serão entregues certificados de classificação para as três primeiras posições.

A exposição das fotos estará disponível para visitação a partir desta quinta-feira, 3, às 14 h, no hall de entrada do Prédio Administrativo, e também na sexta, 4, nas tendas montadas para a cerimônia de lançamento do Jardim Botânico Rio Verde, que terá início às 9h30. Durante esta solenidade os vencedores do concurso serão anunciados e premiados.

Coordenação-geral de Comunicação Sociial e Eventos

registrado em: