IF Goiano promove curso sobre sistematização em Agroecologia
O evento ocorre entre os dias 9 e 11 de maio no Campus de São Luís de Montes Belos da Universidade Estadual de Goiás (UEG).
O instituto Federal Goiano promoveu o minicurso "Processos de Sistematização em Agroecologia" no primeiro dia da Agro Centro-Oeste Familiar 2018. O evento acontece entre os dias 9 e 11 de maio no Campus de São Luís de Montes Belos da Universidade Estadual de Goiás (UEG).
Ministrado por Luccas Geovani Alves, o curso tratou do histórico de criação da Agroecologia no Brasil e seus processos de sistematização. O ministrante iniciou a discussão apresentando um resgate histórico do desenvolvimento da agricultura no mundo. Para Luccas, a submissão a uma lógica de maximização do lucro e da produtividade submeteu o processo produtivo a diversos erros conceituais, com a produção de alimentos cada vez mais contaminados e em modo de produzi que agredia o meio-ambiente cada vez mais.
A quebra deste paradigma, realizada inicialmente no continente europeu após a Segunda Guerra Mundial, chegou ao Brasil por meio das teorias de Ana Primavesi, uma austríaca que abordava o manejo do solo de maneira integrada com o meio ambiente. Apenas após a constituição de 1988 é que a Agricultura Familiar foi reconhecida no Brasil.
"Precisamos destacar que nossa iniciativa é para que as pessoas entendam a diferença entre Agricultura Orgânica é diferente de Agroecologia. Esta precisa ser socialmente justa, ecologicamente correta, economicamente viável e culturalmente aceita", afirma Luccas. Ele ressalta que o modelo agroecológico, mesmo não sendo o que recebe maior fatia da renda e incentivo, alimenta cerca de 70% da população brasileira.
Para o ministrante, a sistematização do conhecimento em Agroecologia deve ser necessariamente participativa e construída e repassada de forma horizontal. "No Brasil criamos diversos núcleos em Agroecologia e fazemos congresso, visando a construção coletiva e o repasse da informação", afirma.
Evento - Agro Centro-Oeste é uma de exposições da agricultura familiar do Centro-Oeste brasileiro. Em 2018, a feira será realizada em São Luís de Montes Belos, em dois locais: nas dependências da UEG Campus São Luís de Montes Belos, com atividades acadêmicas e palestras a serem realizadas na Fazenda Escola, nos horários das 8h30min às 16h e no Parque Bela Vista (Espelho D’Água) do município de São Luís de Montes Belos, onde ocorrerá a feira livre dos produtos oriundos da agricultura familiar.
Acesse o site do evento e confira a cobertura completa
Coordenação geral de Comunicação Social e Eventos
Redes Sociais