Página inicial > Últimas Notícias > Reitoria discute curricularização da extensão com unidades do IF Goiano
INTEGRAÇÃO

Reitoria discute curricularização da extensão com unidades do IF Goiano

Publicado: Quinta, 30 de Janeiro de 2020, 14h00 | Última atualização em Segunda, 03 de Fevereiro de 2020, 12h29

Reuniões compõem Semanas Pedagógicas dos campi. Encontros seguem na próxima semana.

Pró-Reitor de Ensino, Virgílio Erthal, durante reunião no Campus Ceres

Equipes das pró-reitorias de Ensino e de Extensão realizam a partir desta semana a Ação Integrada Itinerante. Trata-se de reuniões temáticas em todos os campi para discutir a curricularização da extensão.

Os primeiros encontros foram realizados em Urutaí, na quarta-feira, 29, e em Ceres, na quinta-feira,30, e fazem parte da Semana Pedagógica das unidades. Na sexta-feira, 31, estão previstas reuniões em Hidrolândia e Morrinhos. O reitor substituto do IF Goiano, Elias Monteiro, acompanha as discussões.

A curricularização da extensão consiste na implementação de atividades de extensão ao currículo e no percurso formativo do estudante. Tal exigência se estabeleceu por meio da Meta 12.7 da Lei 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação (PNE 2014/2024).

Além desse dispositivo, houve a publicação da Resolução CNE/CES 07/2018, que assegura em suas diretrizes pelo menos 10% do total de créditos curriculares dos cursos de graduação em atividades de extensão, orientados prioritariamente para as áreas de grande pertinência social. Desde então, o IF Goiano tem realizado um esforço conjunto para discutir e atender a legislação prevista, por meio de reuniões, mesas-redondas e oficinas.

De acordo com a assessora de Graduação da Proen, Hellayny Godoi, - presente nos encontros da Ação Itinerante -, entre os desafios já levantados para se implementar essa curricularização estão a necessidade de interação dialógica e democrática com a sociedade e o respeito às diversidades culturais e econômicas das regiões onde os campi estão inseridos.

Segundo ela, há que se consensuar, também, formas de implementar a curricularização sem aumentar a carga horária dos cursos, sobretudo para os noturnos, ofertados prioritariamente para estudantes trabalhadores. “Desse modo, as atividades de pesquisa e extensão não sobrecarregam os estudantes”, afirma.

Como dito pela assessora, existe, também, a reflexão sobre as possibilidades de incluir a pesquisa nesse processo, considerando a indissociabilidade entre os eixos norteadores dos Institutos Federais, que são o ensino, a pesquisa e a extensão. Um plano de trabalho foi formado para elaborar diretrizes nesse sentido, com formação de comissão e cronograma.

Próximos encontros – A Ação Integrada Itinerante segue com essa discussão na próxima semana, com alguns encontros já agendados. Em 3 de fevereiro, as equipes da reitoria vão até Campos Belos. No dia 4, em Posse e Rio Verde; dia 6, em Catalão e Ipameri. No dia 7, em Iporá (veja agenda abaixo).

Acesse:

Cronograma da Ação Integrada Itinerante

Curricularização da extensão é tema de mesa-redonda

IF Goiano discute curricularização da pesquisa e extensão

Saiba mais sobre a curricularização no IF Goiano

Diretoria de Comunicação Social e Eventos